Wednesday, February 17, 2010

O 1.º Passatempo

O Let's Start a Book Club e a Mimi Chocolat estão a sortear bookmarks.
Para tal basta que nos deixem um comentário (a este post) com o título do vosso livro preferido e por quê.
Boas leituras,
A equipa do Let's Start a Book Club

17 comments:

Anonymous said...

Aqui a moça é coleccionadora de marcadores de livros e quer saber como pode obter estes maravilhosos marcadores.

Dina said...

É difícil escolher O livro. Há tantos que me marcaram, que retratam estados de alma e sentimentos diferentes. Mas se fosse obrigada a escolher diria As Benevolentes de Jonathan Littell. O Holaucausto é um tema que me marcou profundamente. A França, que me criou, inculcou em mim grandes valores, Liberdade, Igualdade e Fraternidade e, em nomes de milhares de mortos, também um ódio especial pelos alemães nazis. Este livro retrata a realidade sob o olhar e perspectivas do carrasco nazi. Faz-nos pensar e compreender o impensável. Gosto de livros assim, que nos envolvem, que nos chocam com cenários crus e que nos fazem crescer a cada página...

MMSF said...

Eu adoro livros sobre história de preferência mais romanceados, o último que li foi "Afonso" de Maria Helena Ventura. Também adoro Jane Austen e dela o que gosto mais é "Orgulho e Preconceito".

andreia said...

"As vidas de Elisa Antunes" de Guilherme de Melo. Tema: como podemos ser insignificantes e como as aparências iludem.
boas leituras!

Agridoce said...

Acham mesmo que é possível escolher um só livro preferido? Eu tenho sérias dificuldades em fazê-lo, confesso.

Mas posso falar daquele que foi o meu primeiro livro preferido. Foi o "Leandro, Rei da Helíria", da Alice Vieira. Porquê? Porque nos fala de uma grande lição de vida. Este livro fala da história de um rei que baniu a sua filha do seu reino porque ela lhe disse que o queria "como a comida quer o sal". Muitos anos depois, quando ela lhe serviu comida sem sal, ele percebeu a importância do sal para a comida. Era muito míuda quando li este livro, mas nunca me esqueci dele e da sua história!

Vera said...

"A sombra do vento" é um livro magnífico. Permitiu-me conhecer Barcelona antes de lá ter ido. Fui lá e li o livro outra vez. Fala dos segredos dos livros e dos segredos o amor. É uma história linda!

Nita said...

Hum...isto vai ser dificil!

"Meu querido pé de laranja lima"

Uma história tão especial...

Vera said...

Gosto de tantos! =) É impossível escolher. Mas se for a optar por um livro marcante, escolho “Uma Aventura no Algarve”. Foi o primeiro livro que comprei com o meu dinheiro, tinha 8 anos. Foi também o primeiro livro que li sem “desenhos para miúdos”, cheio de letras pequeninas, como eu dizia na altura. Ainda o tenho por lá, a minha relíquia! =)

Sofia said...

É muito difícil escolher, mas talvez um que li recentemente chamado 'Cleo' da autora Helen Brown.
É a história real de uma senhora que passou por muita coisa na vida, incluindo perder um filho e uma gatinha dá á sua família a vontade e a coragem de seguir em frente. Adorei, principalmente porque perdi o meu gato á pouco tempo. Aconselhável apenas a quem gosta de animais e os considera realmente da família.

inamora said...

Olá!

Estou a lembrar-me de um dos que gostei imenso (claro que há muitos mais!): História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda. É um livro pequeno que se lê num instante, a mim não durou para uma viagem de comboio inter-cidades entre Lisboa e Aveiro. Porque gostei? a história é fantástica e através dos animais Sepúlveda diz-nos que cada um tem a sua história, as suas origens, as suas tradições e deve ser fiel a si próprio mas isso não o impede de ser amigo de outros que sejam diferentes , de os respeitar e de os ajudar. Quando o meu filho estava no Jardim de Infância o grupo Animateatro foi lá fazer esta peça e eu comecei a ler-lhe o livro antes dele ver a peça. A ideia era ler-lhe um capítulo por noite, mas ele estava a adorar a história e queria que eu lhe lesse logo quase tudo no primeiro dia. este também é um motivo importante: é uma boa história para ler a uma criança e para lhe ensinar que deve resdpeitar os outros ,mesmo que sejam diferentes!
Bjs

Inácia Silva Samora

Teresa said...

Livro preferido é impossível escolher um. Mas há um livro que me marcou e que apesar de nunca mais me ter atrevido a relê-lo com receio de perder o fascínio que ainda sinto quando o vejo na minha estante e, o tenho na mão :
"A Maravilhosa viagem de Nils Holgerson através da Suécia" de Selma Lagerloff.
Livro actualmente sempre na minha mesa de cabeceira : "Completed Poems" de W.B.Yeats

Sofia said...

Há algum tempo fiz uma lista dos melhores 10 livros que li até hoje, por não conseguir escolher apenas um. Está disponível aqui: http://www.listsofbests.com/list/30779-10-best-books-ever:
Possessão - A.S. Byatt (foi editado muito recentemente em português, vale muito a pena ler)
As regras da casa - John Irving (não sei se há em português)
Os Maias
1984 - George Orwell (o único livro que li 2 vezes)
Não matem a cotovia - Harper Lee (como é que o Truman Capote teve mais sucesso que ela?)
Morreste-me - J. L. Peixoto (sem palavras)
Ensaio sobre a cegueira
O pássaro da alma - Michal Snunit
Equador - Miguel Sousa Tavares
Para a minha irmã - Jodi Picoult (este acrescentei recentemente).

E, o 11º, A Bíblia Envenenada da Bárbara Kingsolver.

Pronto, são só estes :))
Bjos
Sofia

Os Pitinhos said...

Sem dúvida nenhuma "O Perfume". É um livro que nos transporta para a história, parece que nós conseguimos sentir todos os aromas descritos. E depois de ver o filme ainda fiquei a gostar mais.
Gosto deste desafio.
Marta Fernandes http://pitinhosdamarta.blogspot.com

Liadan said...

"A Filha da Floresta" da Juliet Marillier... O primeiro livro 'a sério' que li, o primeiro com que me relacionei e o primeiro a fazer-me chorar (over and over again...)!

Paula said...

Em miuda a minha mãe ralhava comigo para não passar o tempo a ler livros e fazer alguma coisa em casa, por isso já se vê o que eu adoro ler...
Prefiro a ficção fantástica, O senhor dos aneis li pela 1ª vez aos 15 e já vou na terceira vez.
A ultima vez que me apaixonei por um livro foi com "o crepúsculo", li os 4 numa semana.

Lá longe said...

Adorava conseguir escolher um livro...
São tantos os que me tocam de uma forma ou doutra, os que marcaram uma fase da minha vida, os que me ajudam a voar para outros mundos quando preciso de sair deste...
Assim, posso dizer que adorei "A Imortalidade", de Milan Kundera, o "Memorial do covnento", de José Saramago, o "Kafka à beira-mar", de Haruki Murakami, o "Salto Mortal" da Marion Zimmer Bradley, o Fernão Capelo Gaivota", de Richard Bach... Vou parar por aqui, mas a lista de preferidos está longe de terminada :)

Anonymous said...

A lista é vasta mas um que eu li a coisa de pouco tempo é o "procuro-te" da Lesley Pearse.
Daisy tem apenas vinte e cinco anos quando a mãe morre nos seus braços. Embora saiba há muito que foi adoptada, sempre se sentiu amada pelos pais e pelos irmãos. Para Daisy, aquela é a sua família. Todavia, o luto vai abalar o equilíbrio doméstico e revelar rivalidades encobertas. A serenidade dá lugar à devastação, e a jovem sente que é a altura certa para partir em busca das suas raízes e confrontar-se com o passado.
Na ânsia por saber mais sobre Ellen, a sua mãe biológica, e à medida que vai desvendando a história da família, Daisy descobre as duras verdades por detrás do seu nascimento. Dotada de uma inabalável determinação, Ellen sobrevivera a uma infância traumática: a morte da sua própria mãe estava envolta numa aura de mistério e os maus-tratos de que fora vítima às mãos da madrasta haviam-na marcado irremediavelmente. O destino quis que a sua coragem fosse constantemente posta à prova. O tempo encarregou-se de apagar o rumo dos seus passos.
Mas Daisy não desistirá de a encontrar, nem que para tal tenha de renunciar ao amor da sua vida.
EU chorei neste livro é lindo aconselho a ler porque nao se arrepende.
bj Vitória