Friday, February 26, 2010

A Minha Luta

Por Dina*

Considerado um dos maiores monstros da humanidade, Hitler revela-nos em A Minha Luta a sua faceta humana. Poucos conhecem mais do que a aparência, o porte militar, e o seu característico bigode.

Mein Kampf dá-nos a conhecer a luta interior de um homem que desde tenra idade viveu num país a beira da deriva. Um homem que sempre quis ser artista mas que o pai queria funcionário. Um homem que lutou quatro anos nas trincheiras e que viu tombar milhares de soldados.

Revela-nos a luta de um homem que viveu na miséria para alcançar o seu sonho, tal como milhares de outros da sua espécie. Um homem que passava fome para poder comprar livros. Conhecemos os medos e as lutas interiores de um ser que se questionava sobre tudo o que o rodeava. E que, para formar uma opinião, pesquisava, debatia e aprendia no quotidiano, junto das pessoas da rua. Este livro revela-nos como um simples sonhador de uma pátria mais alemã se viu envolvido, sem querer, num partido político.

Há algo de perturbador neste livro escrito em 1924, enquanto Hitler estava na prisão, mas com situações tão actuais: ineficiências do Parlamento, corrupção, problemas sociais nas cidades, controlo da comunicação social, crises de valores. Uma escrita cativante que deixa entrever o óptimo orador e impulsionador de massas que ele terá sido. Ele próprio define-se como um homem da arte oratória, pois as grandes lutas e revoluções nunca foram feitas com palavras escritas.

Ao fechar o livro, muitas questões ficam por resolver. Esta biografia pouco revela dos ideais nazis de Hitler ou da futura política de extermínio dos judeus. É uma obra obrigatória para quem quer perceber a verdadeira génese de uma Guerra que mudou o rumo da história. Nada pode ser perdoado mas muitas coisas são explicadas e o leitor passa a compreender o porquê de muitos acontecimentos e decisões deste ditador. Afinal, ele só ansiava por pão e trabalho para os seus e por manter a identidade e a independência do seu país. Não será este um fim comum a muitas guerras? Mas, neste caso, o fim nunca justificaria os meios. Mein Kampf, um livro tabu de ideologias que deveria estar mais presente para que haja atrocidades que nunca mais voltem a acontecer…

Título Original: Mein Kampf

Autor: Adolf Hitler

* autora do blogue Amor Perfeito, convidada pelo Let's Start a Book Club para uma colaboração especial

2 comments:

Dina said...

Gostei imenso de participar e de partilhar um bocado desta paixão literária. Obrigada pelo convite ;)

Carla Delgado said...

Obrigada por falares neste livro que eu desconhecia de todo, de qq forma confesso qque teria imensa dificuldade em le-lo talvés porque não queira humanizar este senhor. Talvés seja por isso.